Umectação capilar: transforme suas pontas ressecadas

Oii gente, tudo bem? Hoje vou falar de algo MUITO bom para pontas ressecadas, cabelos cacheados e quimicamente tratados: a umectação capilar.

O que é? É o ato de você nutrir seus cabelos com óleos vegetais. Para isso você precisa comprar óleos 100% puros, ou seja, na embalagem não pode ter óleo mineral ou silicones, basicamente, deve ter só o nome do óleo.

Eu costumo fazer a umectação em dia de Hidratação. A utilização da umectação em dia de Nutrição pode saturar o cabelo, mas isso não proíbe de você fazê-la no mesmo dia.

Se você tem cabelo oleoso muito cuidado! Esse processo pode pesar muito em seus cabelos, faça o teste, se pesou tente usar pouco óleo da próxima vez.

Depois da umectação nunca mais tive pontas duplas e minhas pontas melhoraram demais do ressecamento. Então vamos fazer?

Como fazer?


Utilizo pouco mais de 5ml de óleo, divido o cabelo em mechas, "sujo" o dedo com o óleo e vou passando em cada mecha, enluvando cuidadosamente porque o óleo causa um certo atrito no fio. Não se espante se cairem alguns fios, é normal. No final o cabelo fica com aspecto de sujo mesmo.

Existem 3 formas de fazer a umectação:

1- Dormindo com o óleo no cabelo: é o que mais gosto e vejo melhores resultados. Pego o óleo e procedo do jeito que falei acima, enluvando cada mecha, coloco uma touca para não sujar muito e durmo. No outro dia lavo com shampoo e passo a máscara de H, depois o condicionador. O maior tempo que o óleo fica no cabelo faz com que o fio absorva mais o componente.

2- Antes da hidratação/nutrição: você passa o óleo no cabelo ou então, para ajudar a abrir mais as cutículas,  aqueça o óleo em banho-maria e passe nos fios. Fique com o óleo por 1h ou 2h e siga com sua rotina de lavagem com shampoo, máscara e condicionador. Não costumo aquecer o óleo e mesmo assim vejo bons resultados.

3- Lavar antes com shampoo: eu não gosto dessa forma porque pesou bastante no meu cabelo, mas para algumas pessoas ela funciona. Ao lavar o cabelo com shampoo as cutículas se abrem mais e o produto penetra melhor no fio. Você deve lavar o cabelo com seu shampoo, tirar o excesso de água e, em seguida, passar o óleo, espere por 1h ou 2h e prossiga com a máscara e o condicionador.

Algo que venho testando é usar Bepantol misturado com o óleo, estou vendo ótimos resultados! Para óleos mais espessos, com o de rícino, você pode misturá-lo com um outro óleo mais fluido, também dá muito certo!

Eu já utilizei shampoos com e sem sulfato nas umectações, ao contrário do que você poderia pensar, o shampoo sem sulfato conseguiu limpar o excesso do óleo e o cabelo não ficou pesado.

Dicas de óleos

Óleo de coco: rico em ácidos graxos e vitamina e, também, é uma ótima opção para quem quer fazer uma hidratação profunda. Suas propriedades restauram a estrutura dos fios, proporcionando equilíbrio aos cabelos danificados. Com esse óleo consegui dar um aspecto mais saudável as minhas pontas. É indicado para fios ressecados e combate o frizz.

Óleo de Rícino:  Pode ser utilizado no couro cabeludo, auxilia no crescimento. Ele também "engrossa" os fios.

Óleo de Jojoba: Para qualquer tipo de cabelo. Dá brilho, combate a caspa e a queda. Ajuda quem tem couro cabeludo oleoso.

Óleo de Abacate: É rico em vitaminas A e E. É um ótimo antioxidante, inibe a formação de radicais livres, ajudando a diminuir os sinais do envelhecimento, o que garante hidratação e nutrição profunda aos fios.

Azeite de Oliva extra-virgem (sim, esse da sua casa!): É um Anti-oxidante, tem propriedade emoliente e confere brilho e hidratação aos fios. Nunca usei, mas já li vários relatos de pessoas que utilizaram e acharam que o cabelo ressecou.

Há vários óleos e você pode ir testando cada um para ver os resultados. Seja lá a forma de umectar ou o óleo de sua escolha, tente fazer a umectação por 1 mês, suas pontas ressecadas irão agradecer.

assin1

Comentários
32 Comentários

32 comentários:

  1. Dica legal!

    www.amoraoprimeirorimel.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Amo o óleo de coco e o de ricinio, ante dormia com ela no cabelo agora n durmo mais por estarem curtos.. bjinhus

    ResponderExcluir
  3. ótimas dicas, preciso aplica-las no meu cabelo, tá só a benção aoksaoksaoa seguindo ;*

    http://realidade-imperfeita.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. tbm amooooooo umectação, só que não ando achando óleo de ricino, os meu preferidos tbm são o de coco, azeite e de ricino...bjkas

    ResponderExcluir
  5. @Erika Souza Quero testar outros! Mas não acho aqui :/

    ResponderExcluir
  6. @Amanda Cristina . Tem que ir atrás :) O resultado é maravilhoso.

    ResponderExcluir
  7. @keka banagouro Adoro de coco, nunca testei o azeite pq tenho medo do cabelo ficar ressecado :(

    ResponderExcluir
  8. Olá linda! Como está tudo? Espero que bem!

    Adoro o seu blog! Já não vivo sem! Comprei o Macadamia Oil através da web e estou doida para que chegue! Não vejo a hora de testar este produto milagroso. Sou de Portugal e aqui não vende esta marca, só mandando vir de fora! Adoro ler o seu blog. Simplesmente sigo todas as suas dicas à risca. Parabéns pelo seu trabalho e continue postando boas resenhas. Fique com Deus!

    www.europeanemaildatabases.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii Margarida!
      Obrigada pelo comentário aqui no blog :D
      Adoro essa marca que você comprou!! Aqui tudo é caro, peço pela net também, mas como vem de fora demora horrores para chegar.
      Continue visitando a gente! E obrigada pelo elogios!!
      Beijos!

      Excluir
  9. Olá gostaria de saber se posso misturar alguns desses óleos, e gostaria de saber qual é o melhor deles.


    Obrigada, adorei o blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lindsey! Pode sim misturar os óleos! Uma mistura que muita gente faz é do óleo de coco com o de rícino, porque o de rícino é muito consistente e algumas pessoas preferem diluído, então resultado será um cabelo macio, brilhoso e com as pontas bem melhores (óleo de coco) e fios mais encorpados (óleo de rícino). Como cada óleo tem um característica diferente, misturar 2 óleos é muito bom!
      Eu, particularmente, AMO o óleo de coco, não tem óleo melhor para minhas pontas e meu cabelo se dá muito bem com ele. Uso poucas vezes o óleo de rícino. Tem um óleo que ainda não tive a oportunidade de comprar, mas que dizem ser muito bom, é o óleo de pequi, parece que se assemelha muito ao de coco, se fosse você eu teria em casa óleo de coco, pequi e rícino.
      Obrigada pela visita!
      Beijos

      Excluir
  10. *----* obrigada, esses óleos são caros? preciso compra-los urgentimente kkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os preços variam muito. Por exemplo, o óleo de coco a gente encontra facilmente em supermercados, só que os potes são grandes (200ml, você não vai conseguir usar isso em 1 ano e, normalmente, a validade do óleo é de 6m a 1 ano :/), aqui na minha cidade custa R$30,00. O óleo de rícino encontramos na farmácia e o meu custou 4 reais, acho q 30 ml. Mas se você encontrar alguma casa que venda produtos naturais, esses óleos são vendidos mais em conta e em quantidade menor, a maioria por menos de 15 reais. Existe um site que vende esse óleo é o www.sabaoeglicerina.com.br dê uma olhadinha lá tbm, se você morar no sul/sudeste o frete sai bem em conta. Você também pode chamar as amigas para dividirem os óleos e frete,assim sai mais barato :)

      Excluir
  11. Oiee...amei a dica!!!

    ResponderExcluir
  12. Onde posso achar o óleo de coco e de rícino pra comprar sem ser pela internet ??
    Preciso da resposta urgente pois meu cabelo esta com bem ressecado ! bjjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em farmácias ou supermercados, mas principalmente em farmácias. Espero ter ajudado!
      Beijos

      Excluir
  13. stou com o cabelo um pouco sujo e passei o óleo de coco q sei fazer em ksa e e o melhorrrrr..passei e vou dormir...hunnn amanha cedo lavo e condiciono normal..

    ResponderExcluir
  14. Vou fazer umectação junto com o cronograma!
    Só preciso achar o óleo primeiro, mas dizem que é bem fácil de achar no Supermercado! Tens ideia de valor?
    Vou fazer o que dissesses, vou ir testando para conhecer os resultados!
    O de ricínio já cortei da lista, pelo que tu disse ele engrossa o cabelo e o meu já eh mega grosso...vou testar os de frutas ;)
    Beijinhos
    http://pinkcupcakecris.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cristiane! Bom, os preços variam muito. O óleo de coco ade 200ml aqui na minha cidade custa R$30,00, mas existem sites que vendem mais barato pela internet e em menor quantidade. Pesquise em supermercados e farmácias, não esqueça que tem que ser 100% puro.
      Beijos

      Excluir
  15. uméquedaçao é indespensavel para cabelo resecada realmente salvou meu cabelo

    ja usei oleo de coco de argan etc;; des do mais caro ao mais barato e o que eu gosto mais e uso 2 a 3 vezes por semana é o azeite de oliva bio extra virgem esse sim e super aki na eup e muiito usado: nao reseca o cabelo como dizem e impossivel um oleo resecar o cabelo ;isso acontece depend da forma k vc tira ele do cabelo e do xampu k vc usa para tiralo se fizer da forma correta oleo nehum reseca ele umedece :

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada por ter deixado essa dica aqui!!
      Volte sempre!
      Beijos

      Excluir
    2. Quero saber quais óleos
      Posso mistura , me ajude com dicas obrigado meninas

      Excluir
    3. Oi gente , peço ajudas em saber quais óleos misturar , então me der dicas bjs

      Excluir
  16. Gente , preciso de ajuda para saber quais óleos posso misturar . Por favor me ajude com dicas . Bjs meninas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luciana, você pode mistura o óleo de rícino (que é mais consistente) com óleos menos "grossos" como de coco e azeite de oliva. Tem gente que mistura azeite de oliva+coco, ou rícino+azeite de oliva, fica a sua escolha. Mas cuidado com o excesso de uso, se um óleo já pode fazer milagres no cabelo, imagine misturando 2. Se for mistura, faça umectação a cada 15 dias se seu cabelo estiver saudável.
      Beijos

      Excluir
  17. Obrigado , comprei ontem o óleo de rícino e irei começar a umectaçao nesta sexta .

    ResponderExcluir
  18. Obrigado , comprei ontem o óleo de rícino e irei começar a umectaçao nesta sexta .

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita! Tentaremos responder todos os comentários.
Volte sempre!
Beijos



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...